Atendendo, com muito prazer, a solicitação do Josi.
A pesquisa que vc mencionou está inserida no NIC-Jr, que é o Núcleo de Iniciação Científica Júnior. Nele, alunos do Ensino Médio (Primeiro e Segundo anos) participam de pesquisas que amiúde têm uma ramificação na universidade (se bem que o CAp, senhores, é já universidade...). Em que pese a esmagadora maioria de pesquisas na área das exatas, eu insisto com as minhas em literatura.
Ano passado abri uma sobre Teatro do Absurdo.
E este ano esta, cujo resumo transcrevo abaixo.
Não vejo, em um primeiro momento, como licenciandos poderiam participar, mas vou procurar me informar... Talvez através do Sigma....
Resumo:
O projeto “A Poesia do Rock and Roll” tem por objetivo fazer com que o aluno do Ensino Médio interessado em literatura entre em contato de maneira aprofundada com o fascinante universo presente nas letras de rock. Para tal, o aluno será encorajado a realizar leituras (em português e em inglês) das letras de música como se estas fossem textos literários, travando contato com interpretações bem como realizando suas próprias análises.
O ensino de língua inglesa no CAp-UFRJ se dá por meio de workshops, que procuram atentar para a grande heterogeneidade do conhecimento da língua por parte dos alunos, assim como atender aos seus interesses diferenciados. Desde 2000, procuro reservar uma oficina de nível intermediário-avançado para alunos que nutrem interesse especial por música. Nela, os alunos procedem a uma revisão de conteúdos gramaticais do Ensino Fundamental e travam contato com pontos gramaticais mais avançados próprios do Ensino Médio. A ênfase do curso, no entanto, recai sobre a interpretação das letras das músicas, analisadas sob um ponto de vista literário. Para tal, os alunos são apresentados a elementos de poesia (como figuras de linguagem, metro, rima e ritmo) e alguns elementos de ficção, para os casos das narrativas. Como o curso trabalha com letras de música e não poemas, isto é, com versos escritos para serem cantados e não apenas lidos, aspectos musicais também são contemplados. Ao fazer isso, a oficina pretende demonstrar como o sentido não está apenas no conteúdo das canções (as letras), mas também em sua forma (a música propriamente dita). Esta pesquisa pretende justamente aprofundar este objetivo último da oficina.
A pesquisa pode ter um enfoque diacrônico, indo dos anos 60 (Beatles, Bob Dylan, The Incredible String Band, Nick Drake) aos anos atuais (Porcupine Tree, Coldplay, Liquid Scarlet), mas isso é passível de mudanças.
Alguns artistas a serem examinados são: The Beatles; Bob Dylan; The Incredible String Band; The Doors; Van der Graaf Generator; Jethro Tull; Pink Floyd; The Who; Genesis; Marillion; Joy Division; The Smiths; The Cure; The Clash; 10,000 Maniacs; Spock’s Beard; Porcupine Tree; Liquid Scarlet; Radiohead; Pearl Jam; Coldplay & tantos outros…
Os grandes poetas do rock and roll poets: John Lennon & Paul McCartney; Bob Dylan, Pete Townshend; Jim Morrison; Peter Hammill; Nick Drake; Morrissey.
Álbuns conceituais e operas rock também podem ser analisadas, tais como: Tommy (The Who); Quadrophenia (The Who); The Wall (Pink Floyd); Brave (Marillion); Snow (Spock’s Beard).
Fases:
1) Estudo teórico dos elementos de poesia e ficção.
2) Contextualização do estilo rock no panorama da música ocidental. Sua história e evolução.
3) Audição, leitura, e análise de músicas.
4) Produção, por parte dos alunos, de análises literárias de algumas das músicas estudadas ou de outras que venham a sugerir.
Evandro, não me import de não poder apresentar e tudo mais. meu interesse é nos encontros, no material, no conhecimento mesmo... falamos mais sobre isso na orientação!
ResponderExcluir